O presidente Jair Bolsonaro participou de evento na cidade de São Roque de Minas (MG), onde está localizada a nascente histórica do Rio São Franciso. Ao lado do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, o presidente deu início à Jornada das Águas, que passará pelos nove estados nordestinos onde o Ministério do Desenvolvimento Regional fará anúncios e entregas de obras de infraestrutura, preservação e recuperação de nascentes e cursos d’água, além de saneamento, irrigação, apoio ao setor produtivo e aos municípios.
O presidente Jair Bolsonaro destacou que “quando se fala em vida, tem que falar em água”.
“A água aqui não é apenas para Minas Gerais, é para o nosso Nordeste, para os nossos irmãos nordestinos. Se não preservarmos aqui faltará lá”, afirmou o presidente.
Bolsonaro disse, ainda, que preservando esses mananciais, garante-se que o “Velho Chico vai continuar com água. Água o suficiente para a transposição atender aos nossos irmãos nordestinos.”
Foi divulgado o investimento de R$ 5,8 bilhões para a revitalização de bacias em recursos vindos da Lei de Capitalização da Eletrobras. Um Edital de Chamamento Público da Barragem de Jequitaí também foi lançado e destinados R$ 20 milhões para obras complementares.
Durante a jornada está previsto o anúncio do Marco Hídrico, iniciativa com objetivo de promover o desenvolvimento e a segurança hídrica no país.