Foco do Brasil

Lei de Incentivo ao Esporte bate recorde em 2021 Andreia Luiza Matias - 15/10/21 10:17

Imagem: Alan Santos/PR

Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) tem recorde quebrado durante Governo Bolsonaro. A lei que permite que recursos de renúncia fiscal sejam aplicados em projetos desportivos e paradesportivos teve 42% mais projetos apresentados este ano em relação a 2012, último recorde da LIE. Levando em consideração o número de projetos apresentados em 2020, o aumento foi de 76%.

O secretário nacional de incentivo e fomento ao esporte do Ministério da Cidadania, Leonardo da Cunha, afirma que esse recorde leva em consideração os projetos apresentados desde o início da Lei de Incentivo, em 2006.

“Acreditamos que todo esse sucesso foi devido a credibilidade que hoje a Lei tem no mercado das entidades proponentes, dos patrocinadores, e a gente consegue trazer essa segurança para essas entidades e fazer com que elas realmente acreditem nessa importante política pública de financiamento esportivo.”

A lei prevê três categorias de projetos desportivos e paradesportivos. Em 2021 a categoria Desporto Educacional foi a que mais recebeu projetos, com total de 1.185.

A segunda colocada foi a categoria de Desporto Rendimento, que tem como alvo a obtenção de resultados em competições. Esta recebeu 687 projetos. A categoria compreende modalidades praticadas conforme regras nacionais e internacionais.

Por fim, a categoria de Desporto de Participação recebeu 497 projetos. Atividades praticadas livremente, sem regras oficiais estão nesta categoria. O intuito, neste caso, é contribuir para a integração na vida social, promoção da saúde e a preservação do meio ambiente.

O objetivo da lei, conforme a página oficial do governo, é ampliar o acesso da população ao esporte. Além de oferecer suporte a atletas de alto rendimento para que participem de competições nacionais e internacionais. As doações e patrocínios feitos por meio da iniciativa atendem crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.

Compartilhe:

PRÓXIMAS NOTÍCIAS