Foco do Brasil

Governo Digital: Brasil ultrapassa EUA e Canadá Andreia Luiza Matias - 26/10/21 10:41

Imagem: Marcos Corrêa/PR

O presidente Jair Bolsonaro divulgou em suas redes sociais que o Brasil foi reconhecido pelo Banco Mundial como 7º líder global em governo digital. De acordo com o Ranking GovTech Maturity Index 2020, o Brasil é superior a todos os países das Américas, incluindo Estados Unidos e Brasil.

O Brasil é o único com mais de 100 milhões de habitantes, entre os 10 primeiros colocados. Segundo o governo, o resultado, em grande parte, é justificado pelo avanço da plataforma GOV.BR. Atualmente a plataforma tem mais 115 milhões de usuários, o que representa mais da metade da população brasileira. Em janeiro de 2019, o número era de 1,8 milhão.

Desde o início, o governo Bolsonaro vem dando atenção especial a digitalização de serviços. A plataforma GOV.BR possibilita acesso a informações e a milhares de serviços digitais, além de manter o relacionamento entre o cidadão e o governo.

À frente do Brasil, constam apenas Coreia do Sul, Estônia, França, Dinamarca, Áustria e Reino Unido. O secretário de Governo Digital, Luis Felipe Monteiro, afirmou que foram colocados “os serviços na palma da mão do brasileiro, 24 horas por dia, sete dias por semana. A Estratégia de Governo Digital” diz ele “simplifica o relacionamento com o cidadão, com transparência, eficiência e confiança nas ações do governo.”

O ranking avalia a transformação digital do serviço público em 198 países.  A digitalização de serviços tem como alvo desburocratização, economia e meio ambiente.

Compartilhe:

PRÓXIMAS NOTÍCIAS