Foco do Brasil
Jornalismo com Credibilidade
sábado, 28 de maio de 2022
24 horas por dia, 7 dias por semana

Brasil e Peru assinam acordo para fortalecer ações em saúde Da Redação - 05/02/22 17:02

Imagem: Divulgação

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e o presidente executivo do Seguro Social de Saúde da República do Peru (EsSalud), Gino Dávila Herrera, assinaram nesta quinta-feira (3) um acordo de cooperação para fortalecer os sistemas de saúde de ambas as nações.

A assinatura faz parte do encontro entre o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, e o presidente do Peru, Pedro Castillo, em Porto Velho, Rondônia. Na ocasião, os Presidentes ressaltaram a importância de ações coordenadas de vigilância em saúde na fronteira comum e reiteraram o compromisso com a promoção da saúde indígena, destacando oportunidades de cooperação na prevenção de doenças tropicais e endêmicas.

No documento, as nações propõem o estabelecimento de um marco de referência para a implementação de atividades de interesse mútuo. Entre os compromissos do acordo estão a troca de experiências sobre o funcionamento de sistemas de informação em estabelecimentos de saúde, organização e implementação de projetos de Telemedicina, intercâmbio de informações sobre regulação financeira de serviços de saúde, formação de recursos humanos em atenção primária à saúde, e outros.

O acordo incentiva a troca de experiências entre profissionais do Ministério da Saúde e de EsSalud, a fim de fortalecer as capacidades de recursos humanos do setor de saúde. Além disso, as pastas vão apoiar tecnicamente a execução e o desenvolvimento de futuras ações e atividades de cooperação técnica e implementar as ações acordadas por meio de planos de trabalho anuais. O compromisso assinado tem validade de três anos prorrogável automaticamente pelo mesmo período.

Fonte: Ministério da Saúde

Compartilhe:

PRÓXIMAS NOTÍCIAS