Foco do Brasil

Bolsonaro e Iván Duque assinam acordos de cooperação entre países Andreia Luiza Matias - 20/10/21 10:03

Imagem: Isac Nóbrega/PR

O presidente Jair Bolsonaro recebeu, nesta terça-feira (19), no Palácio do Planalto, Iván Duque, presidente da Colômbia. Os presidentes conversaram sobre temas importantes de interesse dos dois países e assinaram acordos bilaterais e memorandos de entendimento. Vale destacar que a Colômbia é um importante parceiro comercial do Brasil na América Latina.

O presidente Jair Bolsonaro afirmou que conversou de maneira reservada com o presidente da Colômbia sobre interesses mútuos que preocupam a ambos e também que podem levar a um melhor desenvolvimento dos dois países. De acordo com Bolsonaro, foram tratados assuntos como saúde, questão energética, biodiesel e etanol. O chefe do executivo brasileiro também destacou a cooperação fronteiriça e de segurança como uma questão muito importante.“As Farc obviamente nos preocupam, e não apenas na Colômbia.”

O presidente Bolsonaro disse que também conversou com o mandatário colombiano sobre ciência, tecnologia, além de agricultura. “A segurança alimentar é sempre o objetivo permanente de qualquer país e essa cooperação conosco, creio que temos muito a trocar informações para que cada vez mais, além de nos entender, provocar melhorias para nossos povos”, afirmou o presidente.

Bolsonaro também salientou a Amazônia, como parte da conversa com o presidente colombiano, uma vez que floresta também se estende pelo território daquele país. O presidente brasileiro falou, ainda, sobre a 26ª Conferência da ONU sobre mudança Climática, a COP26, que ocorrerá em Glasgow, na Escócia, a partir de 31 de outubro. “Com toda certeza, chegaremos unidos a Glasgow para tratar de um assunto muito importante e caro para todos nós, a nossa querida, rica e desejada Amazônia.”

Compartilhe:

PRÓXIMAS NOTÍCIAS