O presidente Jair Bolsonaro disse por meio do Twitter, na manhã desta sexta-feira (15), que até novembro 10 cidades vão receber ecopontos para coleta de lixo eletroeletrônico e de aparelhos eletrônicos domésticos. Segundo o presidente, a implantação do sistema de logística reversa busca acabar com o descarte de aparelhos em rios, terrenos baldios e lixões. A iniciativa faz parte do Programa Lixão Zero.
O chefe do executivo também disse que fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes participarão da logística do sistema de coleta dos produtos inutilizáveis em parceria com estados, municípios e associações de recicláveis. A objetivo do Governo Federal é que até 2025, quatrocentas cidades tenham centrais de destinação desse tipo de lixo funcionando.
Com isso, lixões de grandes centros urbanos e rios deixam de receber o descarte de aparelhos como celular, TV, ventilador e fogão, uma vez que haverá espaços específicos para que o lixo eletrônico seja depositado.
De acordo com o secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA), André França, o governo está preocupado com o meio ambiente. Além disso, a iniciativa ainda deve gerar emprego e renda, por exemplo, para catadores de materiais recicláveis, por meio de cooperativas cadastradas.