Foco do Brasil

Bolsonaro autoriza nova operação para combater crimes ambientais Andreia Luiza Matias - 11/06/21 15:00

Imagem: Ministério da Defesa

O presidente Bolsonaro autorizou nova operação das Forças Armadas para combater crimes ambientais na região da Amazônia, a informação foi dada pelo vice-presidente Hamilton Mourão, na manhã desta sexta-feira (11).

Conversei com o presidente ontem. Ele autorizou. Estamos fechando o planejamento”, afirmou o vice-presidente da República e chefe do Conselho Nacional da Amazônia Legal (CNAL), que entre outras atribuições, trata do combate aos crimes ambientais na região amazônica.

Segundo Mourão, nova operação, que está prevista para começar na próxima semana, deve durar dois meses com um custo de R$ 50 milhões. O chefe do CNAL afirmou que já conversou com o ministro da Economia, Paulo Guedes, que teria garantido os recursos.

Desde o início do Governo Bolsonaro, em 2019, duas operações das Forças Armadas na Amazônia foram autorizadas, Verde Brasil 1 e 2. A mais recente se encerrou em abril. O planejamento da missão é de responsabilidade do Ministério da Defesa, que deve deve definir a área de atuação dos militares.

Além das Forças Armadas, a missão deve contar com o apoio de outros órgãos ambientais.

“Preciso que o Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis] e o ICMBio [Instituto Chico Mendes de Preservação da Biodiversidade] cheguem junto, porque senão não tem sucesso.”, afirmou Mourão.

Compartilhe:

PRÓXIMAS NOTÍCIAS